Pesquisas

quarta-feira, 30 de março de 2011

A importância das cores no cotidiano



A propaganda é uma ferramenta importante para garantir o sucesso de um produto ou chamar atenção para uma marca. Um fator determinante para a aceitação dessa ferramenta é a escolha das cores que irão ser usadas no anuncio, no comercial, na embalagem do produto.
Sabe-se que historicamente o homem vem procurando novas formas de se comunicar. Uma dessas formas são as cores. Desde a pré-história o homem faz uso das cores para ilustrar determinados fatos do seu cotidiano. Mais adiante as cores já eram determinantes em status social, em diferenciar classes sociais.
Pode-se identificar um fato histórico de acordo com a cor que foi prdominante durante esse período da história como por exemplo, na idade média a cor roxa foi muito utilizada pela igreja, a instituição mais poderosa dessa época.
A medida que os anos forma passando o homem foi percebendo a importância das cores e muitos e estudiosos dedicaram seus estudos em explicar o significado de cada cor em um determinado meio. No ambiente publicitário as cores são de fundamental importância para garantir o sucesso da campanha.
Os estudiosos Lüscher, Déribéré e Bamz desenvolveram estudos onde as cores se identificam com a personalidade de cada pessoa, com objetos e com a idade, onde diz que o homem tem uma cor para cada idade.
Dando continuidade ao estudo das cores o pesquisador Farina baseando –se nos estudos de Lüscher desenvolveu um estudo que hoje é o mais aceito na sociedade onde, através das cores pode-se absorver interpretações psicológicas e físicas sobre as pessoas.
Nesse estudo através da cor ele consegue retirar aspectos favoráveis e desfavoráveis e os efeitos físicos além de sugerir situações em que ela Pode ou não ser utilizada.
Na comunicação as cores tem um papel essencial, logo todo e qualquer processo de comunicação envolve sempre o emissor, o receptor, o canal/veículo, a mensagem e o ruído.
Pelo fato da comunicação poder ser tanto verbal quanto não-verbal as cores ganham uma posição de destaque na transmissão da mensagem e para o próprio entendimento do receptor. A realização de um estudo sobre a cultura de um povo, o significado que cada cor tem para essa cultura é fundamental para que o lançamento de um produto e/ou de uma marca ganhe aceitação do consumidor.
Conhecer a área de atuação, da empresa, qual cor melhor representa a organização pode fazer com que marcas tornem-se imortais na história.
Deste modo, conhecer o seu público alvo, a cultura, a área de atuação da sua empresa, a sensação que cada cor causa ou pode vir a causar no consumidor, é muito importante para o bom desempenho da sua empresa , bem como a utilização de dinâmicas envolvendo cores pode ser determinante dentro de um processo de seleção, auxiliando na escolha do perfil desejado para a empresa.

Lima R H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário