Pesquisas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O MUNDO NO SÉCULO XXI E O PAPEL DO ADMINISTRADOR


Muito se tem discutido qual o papel do administrador dentro das organizações, qual deve ser o foco e como o administrador pode ser útil para que a empresa alcance o seu objetivo principal, o lucro.
O que se pode notar é que as empresas vêm passando por constantes mudanças, sejam elas no âmbito tecnológico quanto ao modelo de gestão a ser adotado.  Realizando uma comparação entre o modelo de empresa de Taylor, com as empresas atuantes hoje, a diferença mais óbvia a ser notada é que se trabalha menos e lucra-se mais.
No início da revolução industrial os trabalhadores chegavam a ficar dezesseis horas trabalhando dentro das fábricas, produzindo para que conseguisse ao fim do dia receber um misero trocado.
Hoje um colaborador fica na empresa cerca de oito horas por dia e dependendo do seu desempenho pode garantir uma boa comissão ao fim do mês. Não estou afirmando que o modelo de gestão adotado hoje é muito melhor do que aquele no início da revolução industrial, pois se sabe que, infelizmente, algumas empresas ainda continuam com a mesma visão de gestão que de tempos atrás.
O que se pode observar é que a evolução tecnológica muito tem colaborado para o desenvolvimento da gestão que deve ser adotada pelo administrador nas empresas.  Pode-se afirmar que a tecnologia é a principal marca do século XXI.
A velocidade como as informações são geradas dentro das empresas, as simulações de mercado que podem ser realizadas através de sistemas com base em dados de uma situação presente, podem auxiliar de forma substancial o profissional de administração em suas tomadas de decisões.
O século XXI pode ser intitulado século da informação, do conhecimento, onde os profissionais ou as empresas que os possuem estarão sempre a um ou mais passos dos seus concorrentes.
Neste cenário, cabe ao administrador saber resguardar essas informações e saber como alocá-las nos momentos certos para que possam ser utilizadas como o diferencial a que se propõe.
Contudo acredita-se que o maior desafio do administrador no século XXI é a gestão de pessoas, como em um cenário de ampla concorrência manter seu capital intelectual. Para isso o administrador tem que desenvolver uma gestão de talentos, visando o investimento no colaborador.
            O administrador do século XXI deve ser um facilitador, um agente de mudança, ele deve agir na empresa, a fim de, aumentar receitas, gerir de forma competente seus parceiros internos de um modo que os mantenha motivados para que o índice de produção não caia.
            Estar sempre informado sobre tendências, mudanças, nas diversas áreas que venham a influenciar o desempenho da empresa são algumas das informações que o administrador deve saber, para que possa, com base nesses dados, moldar oi seu estilo de gestão.
            Deste modo pode-se observar que o mundo no século XXI é movido a informação e que esta pode chegar a qualquer momento para  você pelos mais diversos meio de comunicação que a tecnologia, outra palavra que exemplifica o cenário em que vivemos, proporciona e cabe ao administrador  ser um facilitador, um agente de mudança para que as empresas possam atingir o seu objetivo principal, a geração de receita.


 LIMA.R.H 01,dezembro de 2011.

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